Heisenberg é um ótimo nome

Faz mais de dez anos e ainda sinto a sua falta. Saudades da parceria da caminhada, das nossas caminhadas.

Lembro de quando o Rubinho ganhou a primeira corrida de F1, do nosso Brasil X Argentina, do qual não me recordo o placar. Da gente cruzando a cidade, de Osasco a São Caetano, passando pelo Pinheiros e Ginásio do Ibirapuera pra ver o Bernardinho, o Zé Roberto, os sérvios e os croatas.

Das maratonas de filmes A, B, dos trashs e de Lost. Me recusei a ver o final. Você deve saber o que realmente aconteceu naquele vôo, naquela ilha. Eu só sei rumores de que deu a louca nos roteiristas.

Das cartas nem sempre inelegíveis, mas sempre amáveis.Da letra de forma, do garrancho, escritos a lápis. Da caça a marcadores de página em todas as estantes de todas as bibliotecas.

Da descobertas, discussões e fanfics sobre os nossos clássicos favoritos, nossos companheiros nas tardes de domingo na praça do relógio. Das nossas tardes de paz e cheiro de amora. De quando renomeávamos as ruas de Úrsula Iguaran, Coronel Aureliano Buendia, Pilar Ternera, Santa Sofía de la Piedad. Das promessas de ler Grande Sertão. Ah, o dia em que te vi emocionado ao ler a última página me tocou fundo. Será que vai acontecer comigo?

Você continua achando Matrix o máximo? Sabia que eu já vi Clube da Luta mais 4 vezes? Lembrei de você na morte do Gabo. Quase te escrevi. Eu estava embarcando pra Lisboa quando soube. Fiquei tão triste. Será que ele conseguiu terminar a biografia dele?

Rindo aqui da lista de nomes que você fez dos filhos que não queríamos ter. Fecho os olhos e visualizo a página naquele seu caderninho velho, as letras sombreadas com lápis de cor: Pátroclo, Parmênides, Tales... não lembro de todos. E ainda tinha os sêxtuplos: Jason, Jack, Frank, Freddy, Chuck e Carrie. Dos gregos à cultura pop, bem eclético.

Saudades também do que não compartilhamos. Das nossas conversas comparando o Heath Ledger com o Joaquin Phoenix. Você também achou esse coringa parecido com o Travis Bickle? O que você anda lendo? Aposto que você adorou Game of Thones. Acho que eu teria visto se estivesse com você.

Às vezes, quando entro no youtube e encontro alguma bobeira eu imagino a gente gargalhando junto. E aposto que a gente estaria vendo pela quarta ou quinta vez toda a saga do Walter White. Certeza que você gosta tanto dessa série quanto eu e que também acha Heisenberg um ótimo nome para uma criança.

Você se foi mas permanece em mim. Eu me livrei dos nossos móveis, dos pratos que demoramos seis meses pra escolher. Dos talheres não. Os copos ainda tenho dois.

A ausência me fez lembrar das presenças, de tudo o que foi vivido e aprendido. E a lembrança é permanência. Nosso tempo foi breve se comparado aos anos de Úrsula e José Arcádio, quase nada, um grão, que ainda machuca mas é pérola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pratos partidos

Pelo amor de Kafka!

AF/ DF